sábado, 27 de Abril de 2024  22:11
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
30-07-2009

O ministro chegou a ser interrompido enquanto discursava


Cantanhede - Crise marca discursos na Expofacic

A crise económica, designadamente no sector agrícola, dominou os discursos de inauguração da XIX Expofacic, na última sexta-feira. A tão esperada presença do primeiro-ministro José Sócrates voltou a não se concretizar, ao invés foi o ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime Silva, que levou alguns recados para o Governo.

O ministro chegou a ser interrompido enquanto discursava, por um agricultor reformado, inconformado com a inexistência de medidas que resolvam os problemas do sector, principalmente ao nível do preço do leite, da batata e da carne. Já fora do palanque, Jaime Silva garantiu que no próximo dia 7 de Agosto será realizada uma reunião em Bruxelas para ser tomada uma decisão a este respeito.

Antes, o ministro ressalvou que "anda toda a gente à procura de uma varinha mágica para resolver a crise". Mas que a solução passará por "produzir mais e melhor, para nós e para exportar".

Jaime Silva admitiu que o Ministério que gere tem 4.167 milhões de euros para gastar até 2015, mas que serão premiados apenas os agricultores que querem investir, sendo igualmente utilizada parte do bolo para promover a coesão territorial. "Acreditamos que há futuro no sector do leite ou, nesta região, no sector horto-frutícola, mas temos de apoiar os empresários que apostam na diferença e ajudar quem não consegue a reconverter-se", afirmou.

Jaime Silva elogiou a aposta de Cantanhede na biotecnologia e garantiu apoio do Governo para os estudos sobre o nemátodo do pinheiro e do genoma do sobreiro.

Também o presidente da Câmara de Cantanhede, João Moura, destacaria "o período difícil que atravessam os nossos empresários agrícolas, vendo-se confrontados com uma lógica de mercado penalizadora como nunca se viu, nos sectores do leite, batata ou vitivinicultura", apelando ao Governo para que facilite o acesso a programas de financiamento que permitam aos empresários agrícolas reforçar a competitividade".

O autarca referiria ainda, a título de bons exemplos, o que se faz em Cantanhede, em projectos como o da Quinta Piloto de Agricultura Biológica, ou o de investigação desenvolvido pelo Biocant, em parceria com a Adega Cooperativa de Cantanhede, o Enochip.

40 mil no primeiro dia. O dia da inauguração, sexta-feira, foi de verdadeira enchente. Números oficiais avançam já a entrada de 40 mil pessoas no recinto, só no primeiro dia. Números que, segundo Patrocínio Alves, presidente do Conselho de Administração da INOVA EM, "foram uma agradável surpresa", recompensando o esforço de toda a "máquina" administrativa e logística responsável pela montagem do evento.

Restam, até ao final, quatro dias e, a manter-se as enchentes (com Tony Carreira, no domingo, estiveram 55 mil), poderá ser batido o recorde de 377 mil visitantes do ano passado.

Esta quinta-feira actuam Platinum Abba e João Pedro Pais; amanhã, Just Girls e Buraka Som Sistema. O dia mais esperado é o de sábado, com James e Joss Stone. O grupo nacional Xutos e Pontapés encerra o certame.

Oriana Pataco

oriana@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®